Banner

Acervo da Fundação Edson Queiroz

-acervo_IMG_5899

A Fundação Edson Queiroz reúne em uma exposição, pela primeira vez, obras do seu acervo. A mostra, em cartaz de 20 de outubro a 26 de janeiro, no Espaço Cultural Unifor, permite uma viagem pela arte moderna brasileira, contribuindo não apenas para a discussão sobre o período, mas também sobre o seu legado para a arte contemporânea.

Logo na entrada do Espaço Cultural Unifor, trabalhos de Candido Portinari e Tarsila do Amaral dão boas-vindas aos visitantes. “Nesta mostra, o público pode ter acesso a obras raras e representativas da arte brasileira. Alguns exemplares só podiam ser encontrados fora do estado”, explica Cecília Pinheiro, curadora da exposição Acervo da Fundação Edson Queiroz.

O acervo vai além do modernismo paulistano e carioca (os dois grupos mais celebrados no contexto da vanguarda). É possível ver obras de criadores de vários estados do país, entre eles os cearenses Antonio Bandeira e Luiz Hermano e o paraibano Antônio Dias; além de estrangeiros radicados no Brasil, como o moldávio Samson Flexor e o polonês Frans Krajcberg.

A exposição apresenta parte significativa das obras pertencentes ao acervo da Fundação Edson Queiroz. São 52 peças raras, entre pinturas, gravuras e esculturas, criadas por 28 dos mais representativos nomes da arte brasileira do século XX. Estão nela os principais artistas da primeira geração modernista: Candido Portinari, Di Cavalcanti, Ismael Nery, Oswald Goeldi, Lasar Segall, Tarsila do Amaral e Anita Malfatti. Há ainda obras de pintores e escultores que se destacaram na geração seguinte, caso do pintor cearense Antonio Bandeira.

Saiba mais sobre os artistas apresentados no Acervo da Fundação Edson Queiroz

Serviço
Exposição "Acervo da Fundação Edson Queiroz"

Aberta ao público de 26 de outubro de 2012 a 20 de janeiro de 2013
A visitação ao Espaço Cultural Unifor é gratuita
De terça a sexta-feira, das 8h às 18h, sábados e domingos, das 8h às 18h
O público também pode agendar exposições guiadas através do Projeto Arte-Educação, que atende crianças e adolescentes da rede pública e privada de ensino
85 3477 3319

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Banner
Banner

Banner